18 de março de 2024

Entenda o que é o Pacto Global da ONU e como ele contribui para a criação de impactos positivos

A adesão ao Pacto Global da ONU e a participação na Rede Brasil representam um compromisso sério com a promoção de práticas empresariais sustentáveis e socialmente responsáveis.

A partir de hoje, explicaremos um pouco mais sobre o que o Pacto Global significa para Baluarte Cultura e como ele nos ajuda a realizar nossa missão.

Nascida pela necessidade de mobilizar o mercado em torno de ações para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável, a iniciativa foi lançada em 2000 pelo então secretário das Nações Unidas, Kofi Annan.

Participar do Pacto Global significa ter um compromisso firmado com o desenvolvimento de práticas corporativas que promovam valores fundamentais e internacionalmente aceitos nos eixos: Direitos Humanos, Relações de Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção.


Embora não funcione como um marco regulatório, o Pacto define as diretrizes básicas relacionadas a estes eixos, que se materializam em 10 princípios a serem seguidos:

Princípio 1: Apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos internacionais dentro de seu âmbito de influência;

Princípio 2: Certificar-se de que suas corporações não sejam cúmplices de abusos em direitos humanos.

Princípio 3: Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

Princípio 4: Apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado e compulsório;

Princípio 5: Apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil;

Princípio 6: Apoiar o fim da discriminação relacionada a emprego e cargo;

Princípio 7: Adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais;

Princípio 8: Tomar iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental;

Princípio 9: Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Princípio 10: Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Como parte do acordo, apresentamos anualmente à ONU um relatório sobre nosso progresso em conformidade com os 10 princípios fundamentais e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Esses elementos orientam nossas ações e definem metas mensuráveis a serem alcançadas.


Um dos exemplos que nos enche de orgulho é o Estúdio Escola de Animação — case pelo qual fomos premiadas na categoria “Pessoas” do Prêmio ODS do Pacto Global em 2019. Este projeto tem como objetivo educar e capacitar jovens na linguagem da animação audiovisual, contribuindo com a inserção de 4 em cada 10 jovens no mercado de trabalho após participarem da nossa formação gratuita. Assim como muitos outros projetos socioculturais que desenvolvemos, implementamos e administramos, ele está intimamente ligado ao Objetivo 8: trabalho decente e crescimento econômico. Nos próximos artigos, abordaremos mais sobre nossa conexão com esses objetivos e apresentaremos outros exemplos práticos de ações em prol dos ODS e da Agenda 2030.

*O primeiro Prêmio ODS foi promovido pela Rede Brasil do Pacto Global, uma iniciativa da ONU, com o intuito de reconhecer e sensibilizar mais empresas para agirem em harmonia com os ODS e acelerar a implementação de ações alinhadas com a agenda global de sustentabilidade. A premiação destacou as melhores práticas de empresas (PMEs e Grandes), Academia e Jovens Profissionais do país. Em 2019, houve mais de 800 inscrições, com a seleção de 36 finalistas.