28 de março de 2024
5 passos essenciais para investimentos sociais estratégicos e significativos
Sua marca nunca realizou investimentos sociais ou ainda faz patrocínios de pouca consistência estratégica? A falta de alguns processos e ferramentas pode estar separando você de oportunidades de comunicação realmente relevantes.
Para te ajudar, vamos compartilhar um pouco da nossa metodologia de gestão em 5 etapas que fazem TODA a diferença na hora de mapear, selecionar e avaliar patrocínios a projetos e iniciativas socioculturais e esportivas.
- Mapeamento dos métodos de investimento disponíveis
O primeiro ponto é decidir como realizar patrocínios. Para isso, você precisa conhecer todas as modalidades de investimento que estão habilitadas para a sua empresa. Por exemplo: que leis de incentivo sua empresa pode fazer uso para patrocinar utilizando seus impostos pagos, quais as possibilidades de doação por verba direta, entre outros.
- Desenvolvimento das Diretrizes de Investimento
Os investimentos mais interessantes para sua empresa são aqueles que reforçam o seu posicionamento de marca. Por isso, é preciso definir e sistematizar Diretrizes Estratégicas de Investimento que garantam o alinhamento entre os projetos a serem patrocinados e os atributos que sua marca deseja reforçar.
- Avaliação e Seleção de Projetos
Na hora de escolher, é fundamental estabelecer o calendário e as premissas para recebimento, avaliação e seleção das iniciativas a serem patrocinadas. Um erro bastante comum é esquecer de alinhar o cronograma de execução global dos projetos já nesta etapa. No caso de leis de incentivo, é importante que cada prazo esteja de acordo com as exigências específicas da legislação adotada.
- Gestão e Monitoramento de Projetos
Esta etapa começa com a entrega de toda documentação necessária por parte de patrocinadores e proponentes para a efetivação da parceria e continua com o acompanhamento ativo e contínuo das atividades previstas ao longo do ano de execução do projeto incentivado.
- Análise crítica
Relatórios Mensais e Anuais de acompanhamento dos projetos são ferramentas indispensáveis para avaliação e revalidação das suas diretrizes. Só essa análise crítica dos patrocínios realizados fornecerá dados e insights para otimizações de processos, permitindo identificar onde e como melhorar.
“Ok, mas minha equipe não tem tempo, especialização ou experiência para lidar com tudo com isso”.
De fato, é um trabalho complexo e contínuo. Essas 5 etapas descritas acima são um resumo de parte da nossa metodologia de Gestão de Patrocínios, serviço que oferecemos a dezenas de empresas há quase 20 anos — de modo customizado para atender a necessidade de cada uma delas. Ao todo, já gerimos mais de R$120 milhões de reais em investimentos socioculturais e esportivos, e mais de 8 milhões de pessoas já foram beneficiadas pelas ações patrocinadas.
Se você deseja saber mais sobre como podemos te ajudar, entre em contato com a gente.